Estados Unidos - 12º Ano Graduation Year

Universidade no Estrangeiro

Importante reter

12º ano graduation year

Recomendado para:

Estudantes de 11º ano >>> 12º ano no estrangeiro

Estudantes de 12º ano >>> Melhoria de média 

 

  • 12º ano nos EUA + Exames nacionais
  • Diploma High School EUA
  • Disciplinas e Exames AP
  • Equivalências 12º ano
  • Equivalências aos exames nacionais
  • Double Degree: PT + USA
  • escolas públicas ou privadas
  • escolas secundárias ou universidade
  • estadia em família ou residência

Preços

Preço Base (matrícula; propinas; estadia; alimentação; seguro de saúde Premium)

desde:

12.900 euros - escola pública; família anfitriã;

13.500 euros - escola pública; residência estudantil

16.500 euros - escola privada; residência estudantil

19.500 euros - escola pública (*); família anfitriã;

20.500 euros - escola privada (*); estadia em família

21.000 euros - escola privada (*); Boarding School  

22.000 euros - universidade (*); estadia em família

25.000 euros - universidade (*); residência estudantil  

(*) - Escolha de escola em específico

 

Todos os detalhes >>> continua a ler esta pagina!

Mais informações pelo formulário seguinte:

(opcional)
(opcional)

12º Ano em intercâmbio nos Estados Unidos com Diploma, Exames nacionais e Equivalência

Se estás no 11º ano ou no 12º ano e queres estudar no estrangeiro e regressar para a Universidade em Portugal - este programa é para ti !

Com a Yourway podes obter o Diploma de High School dos Estados Unidos e realizar os Exames AP e regressar a Portugal para a Universidade !

Sim ! No Programa Graduation Year da Yourway serás portador do Diploma de High School dos EUA e poderás realizar os exames nacionais dos EUA que são homólogos (equivalentes) aos Portugueses !

Não nos conheces ? Somos a sério - continua a ler este artigo e fica a saber tudo !

 

Este Programa é Recomendado para quem - para além do desejo pessoal de fazer um intercâmbio e estudar no estrangeiro e nos Estados Unidos - tem os seguintes objetivos académicos:

  • está no 11º ano e pretende realizar o 12º ano + exames nacionais no estrangeiro
  • está no 12º ano e pretende melhorar a sua média de acesso às universidades portuguesas
  • pretende concorrer a universidades estrangeiras com um Diploma em inglês  

Se te identificas - continua a ler !

 

Graduation Year USA - Diploma de High School dos Estados Unidos

O Diploma de High School nos Estados Unidos é um Diploma de Ensino Secundário genérico em que não existe especialização por áreas sendo um Diploma por créditos.

 

O que é um Diploma por créditos ? Para a obtenção do Diploma os estudantes têm de obter aprovação um número mínimo de disciplinas (créditos). Cada disciplina anual corresponde a 1 crédito e cada disciplina semestral corresponde a 0.5 créditos. Os estudantes são livres de escolher as suas disciplinas sendo que existe um mínimo de créditos de disciplinas obrigatórias.

Quais são os Cursos elegíveis? Todos os Cursos Científico-Humanísticos 

  • CH de Ciências e Tecnologias
  • CH de Ciências Socioeconómicas 
  • CH de Línguas e Humanidades (*)
  • CH de Artes Visuais (*)

(*) Alguns exames nacionais destes cursos - necessários como provas específicas para acesso ao ensino superior português - poderão não ser possíveis de realizar nos EUA e terão de ser realizados em Portugal. Ver por favor em detalhe a secção "Exames Nacionais" mais à frente neste Artigo no separador - "Exames nacionais AP dos Estados Unidos equivalentes (homólogos) aos Exames Nacionais Portugueses".

Quais são as disciplinas obrigatórias ? São definidas por cada Estado. Entre o 9º e o 12º ano (ensino secundário norte-americano) os estudantes têm de completar os "state minimums" - um mínimo de créditos de disciplinas de: língua-mãe (inglês); matemática; ciências naturais; ciências sociais; línguas estrangeiras ou artes.  

 

Posso ter uma referência e um exemplo prático ? Sim claro ! Consulta no link abaixo os "state mimimuns" do Estado da Califórnia e as nossas notas explicativas abaixo:

Diploma de High School na Califórnia

"State minimums" do Estado da Califórnia:

  • Three years of English
  • Two years of mathematics (including Algebra I)
  • Three years of social science (including U.S. history and geography; world history, culture, and geography; one semester of American government; and one semester of economics)
  • Two years of science (including biology and physical science)
  • Two years of physical education
  • One year of foreign language or visual and performing arts or commencing with the 2012–13 school year, career technical education. For purpose of satisfying the minimum course requirement, a course in American Sign Language shall be deemed a course in foreign language

Notas explicativas:

1. Entre o 9º e o 11º em Portugal terás já reunido muitos dos créditos necessários, sendo que no 12º nos EUA te irás inscrever nas Disciplinas (créditos) que te faltam para atingir os mínimos. Por exemplo se só tiveste Matemática no 9º tens de ter Matemática no 12º nos EUA para poderes ter os "State Minimums" de "Two years of mathematics". 

2. Nota que o termo "ano" alude a uma disciplina anual (= 1 crédito) e não, forçosamente, a um "ano de calendário" sendo que podes fazer "dois anos de ciências sociais" num único ano de calendário se te inscreveres a duas disciplinas anuais (= 2 créditos) ou a uma disciplina anual (=1 crédito) e duas semestrais (0.5 créditos cada) de ciências sociais.

3. Existem algumas disciplinas obrigatórias mesmo que já tenhas todos os créditos da categoria: Por exemplo terás de te inscrever a U.S. history and geography (anual) e American government (semestral).

4. Mesmo dentro do ordenamento geral do Estado da Califórnia os Distritos (Agrupamentos) escolares têm as suas diretivas próprias. É por esta razão que deves confiar apenas numa empresa especializada que te irá ajudar em todo o  processo. 

 

A Yourway irá assessorar-te em todas as fases do processo sendo que convém teres contigo os teus certificados escolares desde o 9º ano quando vieres falar connosco !

Continua a ler e fica a saber mais sobre os Exames nacionais americanos que podes fazer e que são homólogos (equivalentes) aos exames nacionais portugueses.

Exames nacionais AP dos Estados Unidos equivalentes (homólogos) aos Exames Nacionais Portugueses
Exames nacionais SAT e AP dos Estados Unidos equivalentes (homólogos) aos Exames Nacionais Portugueses

Exames nacionais dos EUA equivalentes (homólogos) aos Exames nacionais Portugueses

No Programa Graduation Year da Yourway serás portador do Diploma de High School dos Estados Unidos podendo realizar os exames de que necessitas nos Estados Unidos e regressar a Portugal para a Universidade sem mais exames.

 

American Dream no 12º ano by Yourway - Não é incrível ? Sim ! Podes até "despachar os exames" no início do 12º ano e viver a experiência americana sem te preocupares com notas e exames. 

Mas, antes de elevar a música, dançar e sonhar, vamos deter-nos um pouco sobre esta temática - que não é complexa - mas que exige ponderação e reflexão.

Neste artigo vamos ajudar-te a que, de forma simples, possas recolher e processar todas as informações relevantes. Continua a ler !

 

Primeiramente deverás ter presente quais os exames nacionais portugueses de que necessitas como Provas de Ingresso para acesso às universidades portuguesas.

Esta informação está disponível no site da DGES:

DGES - Provas de Ingresso

 

Substituição das Provas de Ingresso por Exames Estrangeiros - Seguidamente terás de observar qual é o Exame nacional dos EUA que substitui o Exame nacional português de que necessitas como Prova de Ingresso.

 

A CNAES - Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior - publica até 31 de maio de cada ano as tabelas de equivalências entre os exames estrangeiros de diversos países - entre os quais os EUA - e os exames nacionais portugueses que irão vigorar para o ano seguinte.

Assim, até 31 de maio de 2021 a CNAES publicará as tabelas de equivalências entre exames AP US - EN PT que se aplicarão no Acesso ao Ensino Superior de 2022. 

Esta informação está também publicada no site da DGES onde poderás consultar as decisões anteriores da CNAES: 

DGES - Homologia (equivalência) de Exames estrangeiros para 2021

Protocolo de Equivalências em Portugal do Diploma de High School dos EUA e dos Exames nacionais dos EUA
Protocolo de Equivalências  em Portugal do Diploma de High School em Intercâmbio nos EUA

Protocolo de Equivalências do Diploma de High School e dos Exames nacionais dos EUA

Agora que já sabes como podes conseguir o teu American Dream By Yourway no teu 12º ano nos Estados Unidos, passamos a analisar o protocolo de concessão de equivalências em Portugal.

 

A Yourway irá acompanhar-te em todos os passos e que são os seguintes:

1. Antes de viajares para os Estados Unidos (em Agosto ou Setembro de 2021) terás de justificar porque não irás fazer a matrícula no ensino secundário português. Esta é a fase onde deves informar a tua escola de que irás completar o 12º nos Estados Unidos. A Yourway irá providenciar uma Declaração para apresentares na tua escola.

2. Aquando do procedimento anterior, a tua escola será também informada que em Junho do ano seguinte (2022) será instruído na mesma escola um Pedido de Concessão de Equivalências. Esta informação é devida por respeito institucional e conveniente para estabelecer um canal de comunicação e de cooperação pessoal desde logo com a tua escola.

3. Já nos Estados Unidos a Yourway e o nosso consorciado americano ajudar-te-ão a realizar a matrícula na escola e nos exames nacionais americanos. A Yourway e o nosso consorciado irão tramitar os documentos originais americanos de que necessitas, com aposição da Apostilha de Haia e conforme os preceitos legais.

4. Em Junho de 2021, pela altura do teu regresso a Portugal, deverão chegar também, por correio os documentos originais americanos de que necessitas e que deverão ser traduzidos por um tradutor certificado. A Yourway tratará de tudo e entregar-te-á os documentos já prontos !

5. Deverás entregar o teu Certificado de Habilitações do teu High School nos EUA na tua escola e solicitar a concessão de equivalências ao Diploma de ensino secundário português.

6. Quando a tua escola te entregar o Certificado de Concessão de Equivalências deverás entregar este Certificado e os Certificados comprovativos dos Exames nacionais americanos, que realizaste nos EUA , num Gabinete de Acesso ao Ensino Superior de modo a que te possas candidatar ao Ensino Superior em Portugal.

 

Para mais informações consulta por favor a página da DGE - Direção Geral de Educação:

FAQ - DGE - Equivalências

Candidatura ao Ensino Superior Português com o Diploma e Exames dos EUA
Candidatura ao Ensino Superior Português com o Diploma e Exames dos EUA

Candidatura ao Ensino Superior Português com o Diploma e Exames dos EUA

Para finalizarmos, vamos debruçar-nos ainda mais em particular sobre a candidatura ao ensino superior português, pois este é um dos principais objetivos do Programa Graduation Year - American Dream By Yourway.

 

Começamos por remeter para o sítio da DGES: 

DGES - Substituição de provas de ingresso por exames estrangeiros 

 

De onde extraímos o que já abordámos anteriormente:

  • o curso de ensino secundário tem de ser equivalente ao ensino secundário português

  • que tem de realizar exames nacionais estrangeiros 

  • que os exames finais estrangeiros têm de ser homólogos das provas de ingresso portuguesas 

  • que só pode substituir as provas de ingresso por exames finais estrangeiros homólogos

 

E ainda que:

  • que pode ainda realizar os exames finais nacionais portugueses 

 

Para o American Dream ficar completo - falta-nos abordar este último ponto.

Sim ! Podes ainda realizar os exames nacionais portugueses ! Podes tentar subir a nota e melhorar ainda mais a tua média !

Existe outra razão para a realização adicional de exames nacionais portugueses que é a falta de um exame homólogo a uma certa disciplina.

Como poderás aprender, pela consulta da legislação acima referida que não existe, por exemplo, exame homólogo para a disciplina / prova de ingresso de Português.

Assim os estudantes que necessitem de Português como Prova de Ingresso ao ensino superior português terão de realizar esta prova em Junho de 2022 em Portugal.

Mas não te preocupes ! A Yourway tem uma parceira com uma reputada instituição de portuguesa que prepara os estudantes para os exames nacionais portugueses e que te poderá ajudar a estudar para a os exames nacionais portugueses de forma autónoma.

 

American Dream Graduation Year by Yourway. Ficaste com alguma dúvida ? Contacta-nos !