Bálint

Nova Zelândia e Inglaterra

"A razão principal por que escolhi a Yourway foi pela forma como eles se focam nos estudantes e têm em consideração as suas preferências"

Como tem sido a experiência de estudar no Reino Unido?

Apesar de só ter estado aqui por 2 meses, posso dizer com confiança que Exeter é um excelente sítio para estudar, tanto em termos de instalações como professores/nível de ensino. Eu tive a oportunidade de estudar no Brockenhurst College nos últimos 2 anos, por isso ao longo do tempo familiarizei-me com a cultura, o que tornou a transição do College para a Universidade mais fácil.

Embora tenha os seus desafios, estudar no Reino Unido tem sido bastante recompensador para mim e eu estou a aproveitar cada momento. Há apoio para ti, tanto em ambientes profissionais como pessoais (como uma família de acolhimento, amigos professores, departamento internacional, entre outros). Na universidade, especialmente, existe um grande nível de diversidade e estudantes do Reino Unido e de fora do Reino Unido juntam-se frequentemente.

 


 

Como surgiu a ideia de estudar em Inglaterra?

Já tinha feito um intercâmbio na Nova Zelândia, que achei que ia ser só 1 ano, mas depois cheguei à conclusão que o modo de viver e nível de educação atraíram-me para a ideia de que talvez continuar a minha educação algures fora da Hungria seria mais benéfico.

A Yourway ajudou-me de uma forma incrível a encontrar o sítio mais adequado às minhas necessidades. Nesta altura, eu tinha uma ideia muito específica sobre onde queria ir no futuro e a Yourway encontrou as melhores Colleges para mim. Exeter foi a minha própria escolha; depois de passar por um rigoroso processo com os meus professores, conseguimos encontrar 5 universidades (Oxford, Manchester, Warwick, Southampton, e Exeter - todas da Russel Group) que combinariam melhor comigo. Exeter fez a melhor oferta e eu senti que se enquadrava bem com as minhas necessidades (tem uma excelente classificação em termos de empregabilidade).

"A Yourway ajudou-me de uma forma incrível a encontrar o sítio mais adequado às minhas necessidades"
Grupo de estudantes à frente da escola

Como decidiste que o que querias era estudar Direito?

Desde muito novo que estava interessado em Direito e era uma área em que queria trabalhar durante a minha educação húngara. Quando estive na Nova Zelândia, tive a oportunidade de participar em aulas que eram completamente diferentes das que eu tive em anos anteriores: fotografia, psicologia, media digital foram apenas algumas. Houve uma altura em que considerei que talvez tecnologias da informação e codificação pudessem ser uma carreira interessante, visto serem o futuro! No entanto, no meu segundo período lá, o diretor deu-me uma autorização especial para estudar estudos legais (uma disciplina que normalmente não estava disponível para o meu ano) permitindo-me voltar para Direito. Esta disciplina inspirou-me verdadeiramente e foi o que me fez escolher fazer o A-Level em Direito em Inglaterra.

Durante o meu tempo no Reino Unido, eu concentrei-me especificamente em Direito e em tentar perceber que área de Direito gostaria de explorar. Eu completei um Extended Project Qualification sobre a eficácia do regulamento de controlo da fusão do Reino Unido. Desde então, tenho olhado cada vez mais para o Direito comercial e corporativo.

 


 

Que conselhos darias a alguém que esteja a pensar estudar no estrangeiro?

A minha dica seria para realmente ir em frente! É realmente uma oportunidade de uma vida e qualquer medo ou hesitação que se possa sentir antes de ir embora é muito menor que a recompensa de  fazê-lo. Para escolher a melhor opção, recomendaria pensar no panorama geral (“the bigger picture”): se um estudante quer que seja só um ano para experimentar coisas novas, então ele/ela pode escolher um país ou escola adequado a tal. No entanto, outro estudante pode querer que seja o primeiro passo numa jornada mais longa de estudar/trabalhar/viver noutro país; neste caso deve-se escolher a escola e país de forma mais cuidada (no meu caso eu escolhi Brock porque queria A Level Law).

A melhor coisa a fazer para te preparares seria ir ao maior número possível de open days, apresentações, etc. organizados pela Yourway. Ajudaram-me imenso e fizeram-me pensar sobre os meus medos e expectativas e deram-me a oportunidade de fazer perguntas a estudantes anteriores. Viver num novo país durante um ano é diferente de ir de férias, portanto os alunos devem preparar-se para uma “nova vida” lá, que pode soar assustador mas é, na verdade, uma grande oportunidade para tentar e experienciar coisas novas.

Para encontrar informação, sugeriria falar com a Yourway, antigos alunos, ou talvez falar com uma família de acolhimento para conhecer a cultura (e a eles, obviamente).

"Eu já o fiz e continuarei a recomendar a Yourway para qualquer pessoa que deseje estudar no estrangeiro!"
Grupo de amigos em convívio

Porque escolheste a Yourway para realizar o teu intercâmbio? Ficaste contente com a experiência?

A razão principal por que escolhi a Yourway foi pela forma como eles se focam nos estudantes e têm em consideração as suas preferências. Muitas outras firmas/agências só querem o maior número possível de estudantes no estrangeiro, enquanto que com a Yourway tu sentes que estás sempre a par e informado sobre tudo e a Yourway está lá para proporcionar a melhor experiência para nós.

Também penso que existe uma excelente relação entre a Yourway e os estudantes, especialmente  porque a Eva organiza todos os open days e campos de Verão de preparação. Isto significa que podemos fazer perguntas e levantar questões diretamente e a Yourway sabe muito melhor o que nós queremos também. Isto significa que se algum problema surgir durante o processo ou já durante a experiência no estrangeiro, pode ser lidado rápida e informalmente já que todos nos conhecemos bastante bem.

De forma a concluir, sim, estou absolutamente contente com a forma como a Yourway organizou todos os meus anos no estrangeiro. Todo este processo foi realizado de forma profissional e com cuidado para garantir que eu iria para o melhor sítio possível. Eu já o fiz e continuarei a recomendar a Yourway para qualquer pessoa que deseje estudar no estrangeiro!