Estudar no Estrangeiro em Intercâmbio em Inglaterra e Reino Unido antes e depois do Brexit

2020 será o último ano com propinas subsidiadas ? Quais as implicações do Brexit para o Intercâmbio de estudantes ?

Ainda não sabemos em definitivo quais serão as implicações permanentes e o seu impacto nas condições de mobilidade de estudantes entre a União Europeia e o Unido após 31 de Dezembro de 2020 - mas podemos antever que serão menos favoráveis às condições presentemente em vigor.

Os programas de ensino secundário dos jovens portugueses que se iniciem até 31 de Dezembro de 2020 gozam de subvenção de propinas por parte do Governo Britânico até ao seu término, o que se consubstancia numa excelente (e talvez a última) oportunidade de estudar no Reino Unido em condições financeiras muito favoráveis.

Neste artigo iremos abordar a alteração do contexto as diversas opções para estudar em Inglaterra e no Reino Unido nos currículos mais prestigiados e com propinas subsidiadas. 

 

Quais os Programas de Intercâmbio Financiados e Subsidiados em Inglaterra e no Reino Unido ?

Todos os Programas de Intercâmbio de ensino secundário em escolas secundárias públicas de pelo menos 1 ano de duração gozam de financiamento e subvenção pública por parte do Governo Britânico.

Esta subvenção será mantida para todos os programas de 1 ou 2 anos que se iniciem até 31 de Dezembro de 2020.

Quais os Programas de Estudos de Intercâmbio disponíveis em Inglaterra e no Reino Unido ?

As escolas públicas do Reino Unido disponibilizam quatro grandes famílias de percursos de intercâmbio e de graduação de ensino secundário, as de contexto do sistema de ensino britânico (A-Levels e BTEC em Inglaterra e Highers na Escócia) e a de de contexto de ensino internacional (IB-International Baccalaureate).

A Yourway é uma verdadeira consultora de educação e oferece todos os 3 programas de intercâmbio em escolas secundárias públicas inglesas pelo que iremos ajudar-te a escolher o melhor desenho de acordo com as tuas características pessoais e os teus objetivos nas seguintes dimensões:

  • plano de estudos superiores (em Inglaterra, Portugal ou noutros países estrangeiros); 
  • cursos e universidades desejadas em específico;
  • atividades extracurriculares, sociais, desportivas, musicais ou culturais prosseguidas;
  • área de estudos e histórico escolar;
  • nível de inglês;
  • orçamento familiar.

Nos pontos seguintes deste artigo abordaremos em pormenor cada um destes planos de estudo e currículos de ensino secundário pelo que recomendamos a sua leitura.

Se quiseres passar já para a página do Programa de Intercâmbio no Reino Unido - Inglaterra ou Escócia - da Yourway clica nos link abaixo e serás redireccionado para as páginas de:

Intercâmbio em Inglaterra

   Intercâmbio na EscóciA      

 

Planos de Estudo e Sistema de Ensino em Inglaterra e Reino Unido

Sistema de Ensino de Diploma IB - International Baccalaureate

O Diploma IB International Baccalaureate - de matriz internacional - é o Diploma de Ensino Secundário mais valorizado pelas universidades de todo do mundo e é oferecido em algumas escolas públicas inglesas.

No Diploma IB os estudantes estudam 6 disciplinas (3 a um nível superior e 3 a um nível intermédio) e a disciplina adicional de TOC (Teoria do Conhecimento) e realizam ainda uma Tese sobre um tema da sua escolha e realizam um Trabalho de Projeto.

É um currículo muito exigente apenas recomendado aos estudantes de excelência académica que queiram concorrer às universidades mais exclusivas de todo o mundo e aos que queiram manter em aberto o seu percurso permitido pelas combinações das 6 disciplinas de estudo.

As escolas públicas britânicas que oferecem este currículo internacional são poucas e extremamente rigorosas na admissão pelo que apenas aceitam estudantes internacionais com um excelente percurso académico comprometidos em estudar os 2 anos do Diploma.

Em Portugal este prestigiado Diploma apenas é oferecido num conjunto limitado de escolas privadas.

A Yourway assume o desígnio de ajudar as famílias portuguesas a investir na melhor educação para os seus filhos, oferecendo este currículo em escolas públicas inglesas por um preço comparado  relativamente mais acessível.

A Yourway recomenda a leitura atenta da página oficial da IBO - International Baccalaureate Organization para a obtenção de informações mais compreensivas:

Página Oficial da IBO - International Baccalaureate 

 

Sistema de Ensino Inglês de Diploma A-Levels

Os estudantes escolhem estudam apenas 3 disciplinas de um conjunto muito alargado de opções para estudo aprofundado de uma determinada área de conhecimento o que implica um comprometimento prévio com um determinado percurso e carreira universitários.

Este é o Diploma de Ensino Secundário Inglês tradicional e vocacionado para a entrada na universidade. 

É um diploma de 2 anos com exames finais no final do 2º ano sendo que os estudantes de excelência académica poderão encurtar os 2 anos para apenas 1 - o que se denomina de Fast Track A-Levels - implicando uma grande maturidade para cumprir com um desenho académico muito exigente.

O desenho do Fast Track A-Levels torna este Programa uma opção como Foundation Year, muito valorizado pelas universidades inglesas para a consideração das candidaturas de estudantes estrangeiros.

 

 

Sistema de Ensino Inglês de Diploma BTEC 

Sendo também um percurso de Diploma de 2 anos o BTEC reconhecido para acesso à universidade está desenhado para percursos de ensino profissional e para áreas de conhecimento não tradicionais como engenharia informática, programação, TIC, artes, música, design (gráfico e de produto) e desporto.

Os estudantes não são avaliados em exames formais; a avaliação é contínua e, em alguns percursos, os estudantes obtém logo no final do 1º ano do ciclo de estudos um Diploma Técnico-Profissional.

Assim o BTEC é o Diploma recomendado aqueles estudantes que queiram prosseguir uma carreira em áreas não tradicionais obtendo um Diploma profissional que lhes permite ingressar na universidade e/ou prosseguir para a carreira e vida ativa no mercado de trabalho nas novas indústrias.  

 

Sistema de Ensino Escocês 

O sistema de ensino escocês é diferente do sistema de ensino inglês e existem dois Certificados de Conclusão de Ensino Secundário: Highers e Advanced Highers. 

Aos 16 anos os estudantes, depois da escolaridade obrigatória comum ao sistema inglês e denominada de GCSE, ingressam no ciclo Highers que é composto por 1 ou 2 anos de estudo.

No sistema de ensino escocês os estudantes estudam 5 disciplinas e no final do 1º ano do ciclo os estudantes realizam exames nacionais às 5 disciplinas que servem de acesso ao ensino superior na Escócia.

Os estudantes podem optar pela candidatura à universidade com o Certificado Highers ou cumprir um ano de estudos adicional onde os estudantes estudam 3 disciplinas (tal como no currículo inglês) e realizam exames denominados de Advanced Highers. Com o Advanced Highers os estudantes podem ser colocados no 2º ano das universidades escocesas.

A Escócia tem das universidades mais prestigiadas do mundo e o maior índice de ranking universitário mundial per capita. Normalmente os estudantes entram para a universidade aos 17 anos - após o ciclo Highers - sendo que os cursos universitários têm a duração de 4 anos.

Algumas universidades escocesas, nomeadamente as mais tradicionais e exigentes como St. Andrews e a generalidade das universidades inglesas exigem o Certificado Advanced Highers.

 

Equivalências em Portugal aos estudos de ensino secundário e intercâmbio no estrangeiro realizados em Inglaterra e Reino Unido

Os Diplomas de ensino secundário estrangeiro obtidos no Reino Unido são reconhecidos com equivalência em Portugal ao abrigo da legislação aplicável.  

Normalmente a obtenção de um Diploma de ensino secundário estrangeiro exige o cumprimento de um plano de estudos de 2 anos com a excepção do Fast Track A-Levels onde o diploma pode ser obtido em apenas 1 ano de estudos.

 

O Diploma A-Levels ou o Diploma IB conferem equivalência ao ensino secundário e aos exames nacionais Portugueses ?

Sim. Estes Diplomas são plenamente reconhecidos em Portugal e internacionalmente.

Estes Diplomas implicam a realização de exames finais nacionais ingleses ( A-Levels ) ou exames finais internacionais ( IB - International Baccalaureate ) que são equivalentes aos exames nacionais portugueses para acesso ao ensino superior em Portugal.

Cumpre porém notar que o exame nacional de Português para efeitos de prova de ingresso deverá ser planeado para ser realizado em Portugal como aluno autoproposto pois a disciplina de português apenas está disponível no Diploma IB (e em poucas escolas) não existindo como disciplina A-Levels. 

Para mais informações, recomendamos a leitura atenta do sítio da internet da DGES - Direcção Nacional de Acesso ao Ensino Superior:

DGES - Substituição de provas de ingresso por exames estrangeiros

A Yourway irá recomendar e desenhar o Programa de acordo com os objetivos de progressão para o ensino superior que forem revelados pelo estudante e suas famílias.

 

O intercâmbio em Inglaterra e Reino Unido de apenas 1 ano letivo confere equivalências em Portugal ?

É muito difícil a obtenção de equivalências em Portugal ao ano letivo realizado em Inglaterra e Reino Unido. Os sistemas de ensino são muito diferentes e os estudantes que pretendam obter a equivalência devem optar por um desenho de um ciclo de 2 anos que lhes confira o Diploma de ensino secundário estrangeiro.

Os estudantes que apenas procurem realizar 1 ano letivo, podem procurar obter equivalência de forma avulsa - disciplina a disciplina - sempre em acordo e cumprindo as instruções da escola de regresso em Portugal que deverá ser consultada antes da partida do estudante para o Reino Unido.

Para aqueles estudantes que pretendam um intercâmbio de apenas 1 ano letivo com maior garantia de equivalências deverão optar por programas noutros países com sistemas de ensino mais compatíveis com o sistema de ensino Português como sendo Estados Unidos, Canadá ou Irlanda.

Para mais informações sobre equivalências nacionais ao ano de estudos avulso realizado no estrangeiro, recomendamos a leitura atenta da página da Direção Geral de Educação:

DGE - Equivalências Estrangeiras

Não percas a oportunidade (talvez a última) de estudar o IB em Inglaterra com propinas subsidiadas ! Contacta-nos !
Logo do Currículo de Diploma IB que os estudantes de intercâmbio podem estudar em Inglaterra